Carteira do Idoso poderá ser emitida pela internet

Publicado em 24 de fevereiro de 2021, por ASCOM Ibimirim | Categoria: Desenv. Social

O governo federal prorrogou a validade da carteira da pessoa idosa até julho de 2021 e digitalizou o processo para novos documentos. As pessoas que quiserem obter a carteira poderão fazer isso sem sair de casa, pela internet. Com o novo sistema, a emissão das carteiras será feita pela internet, no endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br. O documento poderá ser apresentado na forma digital, pela tela do celular, por exemplo, pois já tem verificação de QR CODE para sua validação junto às empresas de transporte. A Carteira da Pessoa Idosa possibilita o acesso a vagas gratuitas e desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais.

Tem direito ao benefício todo cidadão com mais de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos. O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) estabelece que, para esses idosos de baixa renda, sejam reservadas duas vagas gratuitas em todos os veículos de transporte coletivo interestaduais.

As pessoas que tiverem dificuldades para emitir ou digitalizar a Carteira do Idoso, podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para obter ajuda no processo.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS